MUNDO DOS HERÓIS: Veja como selecionar conteúdos infantis com super preços

Como selecionar conteúdos infantis

A presença da mídia digital (televisões, computadores, tablets e celulares) já é parte dos lares e da intimidade familiar, informando, distraindo ou prestando serviços. O seu uso agrega muito trazendo novidades culturais, artísticas e descobertas, além de entreter. Nos dias de hoje é normal você ver em restaurantes crianças com tablets ligados em jogos ou nos seus desenhos favoritos, crianças com a fantasia infantil (https://www.mundodosherois.com.br/fantasias) do seu super heróis favorito e até mesmo na hora de ir para a escola, mochila infantil (https://www.mundodosherois.com.br/escolar/mochila-infantil) de personagens é o item favoritos das crianças.

Finalidades básicas das mídias digitais:

Informação: É um excelente meio de informar, consideradas as possibilidades de comunicação rápida, e seu alcance infinito de trazer o mundo todo para perto.

Formação: Se notarmos, os comerciais, e as expressões dos personagens e apresentadores podem transformar-se na própria bagagem informativa da criança, influenciando sobre o modo dela ser, falar, agir e se comportar.

Todos nós e principalmente as crianças, correm o risco de serem manipulados e se tornarem meros repetidores de seus programas e conceitos. Para tudo é necessário escolher adequadamente a programação assistida.

Distração: O papel de entreter e distrair desde que não seja em grande excesso e possibilite as crianças a executarem outras atividades essenciais em sua vida.

Empregar um tempo excessivo prejudicará o rendimento escolar, além de ser um empecilho na formação da capacidade crítica e criativa.

As vantagens e utilização à favor da educação:

O uso responsável destes meios de comunicação, se escolhido de maneira correta possui muitas vantagens como enriquecimento de vocabulário, capacidade crítica, transmissão de valores éticos veiculados pelos personagens, estimula a criatividade e ajuda a adquirir bons hábitos.

O importante é fazer destes instrumentos, aliados no aprendizado. Pois a noção principal destes valores e virtudes aprende-se no âmbito familiar. Na família educa-se a inteligência e a consciência através de carinho, atenção, bons exemplos, limites, respeito, e formação de hábitos.

Há possibilidade de conhecer a programação básica, e é direito e dever dos pais selecionar os conteúdos com os critérios ensinados e exercidos em casa.

Dica: Optar por desenhos e filmes previamente vistos pelos pais, pois 50% dos desenhos animados não são recomendáveis devido a seu conteúdo rico em violência de sons e
imagens.

Fonte IDE – Instituto de Desenvolvimento da Educação.

Desenhos recomendados

Dora, a Aventureira: Dora é uma menina de 7 anos que está sempre envolvida em alguma aventura e, para resolver as situações, ela precisa falar inglês com outros personagens para concluir suas missões ao longo de cada episódio. A ajuda dos telespectadores faz parte da interação pois quando as personagens fazem perguntas, elas esperam de fato um certo tempo de resposta como se estivessem esperando a criança responder. Por ser bastante explicativa, a série também é recomendada por especialistas em necessidades especiais para crianças com autismo. Os estímulos e apoios visuais ajudam bastante no desenvolvimento mental das crianças, fazendo com que ela associe o que está vendo à palavras em português e em inglês, assim o aprendizado é completo.

O Show da Luna: De onde vem o arco-íris? Dá pra pegar suas cores? Do que ele é feito? Como a água vira chuva? Por quê as borboletas esfregam as patinhas? Por quê os pássaros voam? Essas são apenas algumas perguntas que Luna, menina de seis anos que dá nome a série faz para matar sua curiosidade. Os personagens se aventuram a cada episódio em suas descobertas científicas que ensinam não somente às crianças, mas aos adultos também.

A Casa do Mickey Mouse: é uma série de desenho animado da Turma do Mickey Mouse. Diferente do clássico, esse desenho foi feito principalmente para crianças. Incentivando a participação das crianças na resolução de tarefas de maior dificuldade, as estrelas da série (Mickey, Minnie, Donald, Margarida, Pateta, Pluto, Professor Ludovico e Toodles) propõem brincadeiras educativas, que ensinam as crianças a contarem até 10, montarem quebra cabeças etc. A qualquer momento, quando surge alguma dificuldade, Mickey e seus amigos pedem ajuda aos Mickey-objetos, que são trazidos por Toodles, um objeto voador semelhante à silhueta de um rato. Ele traz objetos que podem ser utilizados para resolver esses problemas.

Doutora Brinquedos: A série narra uma menina de seis anos chamada Dottie & Doc; McStuffins que, um dia, decide que quer se tornar uma médica como a mãe. Ela finge ser uma médica, consertando brinquedos e bonecas. Quando ela coloca seu estetoscópio, brinquedos, bonecas, bichos de pelúcia e magicamente ganham vida e ela pode se comunicar com eles. Com uma pequena ajuda de seus amigos animais de pelúcia, Doc ajuda brinquedos a se sentirem melhores;, diagnosticando os seus problemas.

Esta entrada foi publicada em Diversos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *